Dia da Consciência Negra: 5 filmes para ver!

E aii Família! Hoje é o Dia da Consciência Negra e ter uma data como esta é importante para darmos ênfase na luta contra o racismo.

Para comemorar, eu separei 5 filmes que merecem ser vistos por serem protagonizados por negros, ora como diretores, ora por suas histórias, ora por trazerem reflexões essenciais nos dias de hoje!

Duelo de Titãs: O esporte é o futebol americano, uma das mais tradicionais modalidades nos EUA. Porém, o objetivo do filme é dialogar a partir das dificuldades encontradas por um técnico negro. O filme se concentra no duelo de Herman Boone (Denzel Washington) para treinar um time universitário que não aceita, de maneira alguma, receber ordens de um negro. O final, porém, é positivo, pregando a tolerância.

duelo de titas

Selma: é a cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr. (David Oyelowo). A história acompanha as marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma (estado do Alabama) até a capital Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

selma

A cor púrpura: Muito antes de Oprah Winfrey se tornar uma superestrela da televisão, ela interpretou a rebelde Sofia, mulher à frente de seu tempo que não aceita a posição de inferioridade do negro na sociedade.

a cor purpura

Infiltrado na Klan: O novo filme de Spike Lee e já considerado um dos melhores de sua carreira, acompanha Ron Stallworth, um policial negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan. Por meio de telefonemas e cartas, ele se torna um membro ativo, mas nos encontros presenciais um colega de profissão branco assume o seu lugar.

infiltrado na klan

Corra!: primeiro filme dirigido por Jordan Peele, foi um dos mais aclamados de 2017. A trama acompanha Chris, um jovem fotógrafo que viaja para conhecer a família de sua namorada e teme não ser aceito por ser negro. Com o passar dos dias, ele descobre um segredo obscuro que coloca sua vida em risco. Peele foi o primeiro diretor negro a receber um Oscar de Melhor Roteiro Original.

Corra

Prontos para maratonar?

Xoxo
Uma analógica na era digital

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s