Ai Weiwei na Oca

E aii Família! O polêmico artista e ativista chinês, Ai Weiwei ganha este mês mostra na Oca, em São Paulo – a maior de sua trajetória. Com 8 mil m², a mostra traz 70 obras históricas pesando 500 toneladas. O produtor cultural Marcello Dantas assina o projeto e a curadoria que se propõem a revelar a história de um dos maiores artistas da atualidade, famoso por sua obra irreverente e provocativa.

Weiwei deixou seu país de origem em 2015 e se destaca no cenário internacional pelo interesse que demonstra pelas questões sociais, como a crise mundial de imigração e pela crítica ferrenha ao governo chinês — e já foi preso por isto. Muitas de suas obras fazem referência aos temas de forma contundente. Como um dos maiores trabalhos expostos, um barco de refugiados à deriva, que flutuou sobre o lago do Ibirapuera antes de ser instalado no último andar do edifício. Ali também é possível assistir aos videos gravados pelo artista em campos de refugiados pela Europa.

Obra Lei da Jornada representa barco de refugiados flutuando sobre o lago do parque

A mostra também traz outras 24 inéditas criadas a partir de sua imersão pelo Brasil e suas tradições, a convite de Marcello Dantas. “Viajei pelo Brasil todo, atrás de diferentes referências da cultura do País”, conta Weiwei. “Fomos à Paraty, ao Teatro Oficina, a uma manifestação no Masp e ver as escolas de samba. Até em jogo do Palmeiras nós estivemos”, complementa Dantas.

Detalhe de Root Land, feita este ano no Brasil.  (Foto: Divulgação)
Detalhe de Root Land, feita este ano no Brasil. (Foto: Divulgação)

Entre os destaques, a exposição revela a capacidade de subversão dos suportes tradicionais das artes ao mesclar trabalhos das mais variadas técnicas como escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.

A exposição ficará de outubro de 2018 a 20 de janeiro de 2019, e abre de terça á sábado, das 11h às 20h e domingos e feriados fecha 1 hora mais cedo, às 19h.

Xoxo
Uma analógica na era digital

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s