É arte!

E aii Família! Quem mais deseja um final de semana interessante e divertido? Esse é o clima do trabalho do artista japonês Makoto Egashira. Bora conhecer?

Sabe quando há críticas que vem para o bem, aquelas chamadas de críticas construtivas, que ajudam o outro refletir sobre os seus comportamentos, a reavaliar sua forma de “ver a vida”. Pois bem, o ponto de partida dessa história é mais ou menos por aí.

Após, simplesmente, receber críticas sobre o cobertor repleto de rosas da sua cama por um amigo, o artista, mesmo compartilhando da opinião do amigo em relação ao cobertor, passou a refletir sobre a importância dessa peça de cama que tornou-se reconhecidas no Japão após a 2ª Guerra Mundial — descritos por ele como uma “admiração e sentimentos complexos que eles [japoneses] nutriam em relação aos ocidentais”, algo “subconscientemente escolhido” por si mesmo.

A partir desta reflexão e de suas vivência ao longo da infância, ele deu vida a uma arte relacionada à questão da influência ocidental na cultura oriental do Japão. Em suas instalações, desde a sala de estar, banheiro e um cachorro a pessoas e um carro fúnebre (sua obra preferida), todos são cobertos pelo mesmo tecido e dominado por rosas, como nos cobertores tradicionais japoneses.

tumblr_p103o5wxkl1qccpz7o7_1280

“Eu acho interessante como o estilo ocidental é mainstream no Japão agora. O Japão adota culturas estrangeiras e depois as adapta para torná-las mais adequadas ao povo japonês”, diz ele à i-D.

Nos últimos dois anos, as instalações de estética kitsch do artista circularam por 12 exposições no país e atraíram um séquito de “fãs de cobertores de rosas” por onde passou – algo que, diretamente, conversa com o propósito de sua obra.

Xoxo
Uma analógica na era digital

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s