Upcycling da Trama Afetiva

E aii Família!! Aqui no blog o que não falta são bons exemplos de marcas que buscam ao máximo reverter os prejuízos que a cadeia de produção do mercado da moda gera ao nosso meio ambiente. O Trama Afetiva, da Fundação Hermann Hering, é mais um projeto bem bacana que está redefinindo a moda por meio de propostas mais sustentáveis.

Com direção criativa de Jackson Araújo e Luca Predabon e tutores como Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) e Itiana Pasetti (Revoada), foram selecionados 10 profissionais e estudantes (a partir de 443 inscrições) pra participar de uma imersão criativa desenvolvendo novos produtos a partir de resíduos têxteis da Cia. Hering.

No total, foram criados 25 itens que, na verdade, são apenas protótipos. O foco do projeto não é o produto final e sua consequente venda e, sim, está no processo em si que vai virar o livro “Economia Afetiva: Aprendizado para o Futuro”.

110918-trama-afetiva-02

Pensando em um bem maior, o livro é voltado pra aprendizagem colaborativa em moda, design e empreendedorismo com upcycling e distribuído em escolas e bibliotecas do Sistema S, além de disponibilizado gratuitamente pra download na internet.

Mano, tem noção do quanto esse conteúdo será útil para nós, que somos o futuro do design no Brasil? A questão da sustentabilidade não é socialmente correta apenas para o meio ambiente e para as relações de trabalho. Ela é uma tendência que fica mais forte a cada ano e nós, jovens, somos os principais impulsionadores dessa mudança de comportamento, seja como consumidor, seja como empreendedor. Então, cabe a nós usar desses ensinos para produzir e/ou consumir algo efetivo para preservar o planeta!

Xoxo
Uma analógica na era digital

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s