Remodelando

E aii Família! A internet nos oferece uma imensidão de experiências de compras que fica difícil imaginar como estaríamos hoje sem a possibilidade de comprar online. A cada dia surgem novas plataformas de compra e re-venda que estão remodelando o mercado e modificando a maneira que utilizamos e percebemos o consumo.

O crescimento do consumo é cada vez mais evidente em uma sociedade que vive a transformação digital, e o comércio na rede se modifica em consequência dos novos hábitos dos consumidores. Talvez não consigamos prever exatamente até onde ele pode evoluir, no entanto, é perceptível que eles já estão bem mais interativos, fazendo parte do nosso dia a dia. O que antes era apenas uma forma de facilitar transações comerciais, agora, trabalha visando conquistar e fidelizar clientes não só pelo produto, como também por ideais, transparência entre os usuários e curadoria apurada.

Resultado de imagem para plataformas de compra e re-venda que estão remodelando o mercado

Aqui no Brasil, posso dizer que a nossa principal referência é o Enjoei. A plataforma foi criada em 2009 pela publicitária Ana Luiza McLaren como um lugar em que poderia vender suas roupas para liberar espaço antes de mudar de apartamento. Segundo a página do Enjoei no wikipedia, com o passar do tempo, aumento da demanda e experiência prévia em comércio virtual de seus fundadores transformou-se em loja virtual em 2012. Atualmente constitui-se em uma plataforma de compra e venda, focada principalmente no setor mobile. Produz e oferece conteúdos em diversos formatos: são focados na divulgação em redes sociais e desde 2016  iniciou a parceria com um canal de televisão, o GNT, com lançamento da série Desengaveta, apresentada por Fernanda Paes Leme. É certo que só tende a evoluir nos próximos anos!

Resultado de imagem para enjoei

O mais recente sistema de compra online, moldado para os millennials, é o Depop. Originalmente, era uma plataforma onde os leitores da revista podiam comprar os itens que apareciam na publicação. Ao perceber o sucesso, o fundador  Simon Beckerman relançou o app como um marketplace global – um espaço onde você pode ver em tempo real o que seus amigos ou as pessoas que te inspiram estão gostando, comprando e vendendo. Assim, o Depop é um m-commerce (mobile) e também uma comunidade. Ele oferece estética, preço e individualidade e você ainda pode seguir os vendedores que gosta mais e também montar a sua própria “lojinha”, com produtos que vão de posters, peças vintage à jaquetas pintadas à mão. Irraa! O sistema de venda é bem simples: você fotografa, faz o upload da peça na plataforma, adiciona as informações e aguarda que alguém aperte no Comprar.

Resultado de imagem para depop

O mercado de luxo também tem vez no mundo virtual. O RealReal foi fundado por Julie Wainwright na sala de sua casa e tornou-se site referência para venda consignada de luxo. A plataforma vende de peças ícones e fáceis de serem encontradas à raridades.  Roupas femininas, masculinas, infantis e artigos para casa. Off-White, Gucci, LV, Burberry, Stella McCartney e todas as grifes que você imaginar estão à venda por valores muito mais baixos (porém não baratos) do que os praticados nas lojas. Claro, tratam-se de peças que já foram compradas e usadas, mas que estão em ótimo estado para revenda. O que mais agrada é a transparência. Para ficar bem claro que as peças colocadas no site são verdadeiras, Julie tem mais de 50 profissionais especializados em autenticidade em roupas, joias e arte, que inspecionam milhares de artigos todos os dias para se certificar que são autênticos. O RealReal também pratica a economia circular, que encoraja, neste caso, o uso de roupas e acessórios o máximo possível.

Resultado de imagem para realreal

Como sempre venho abordando aqui no blog, a transformação digital não é mais uma escolha, mas uma realidade cuja as pessoas e os negócios estão aprendendo a lidar e desenvolver.  O futuro demanda inovação, por isso, é importantíssimo ficar de olho nas  transformações desse mercado para otimizar a experiência do cliente, fidelizá-lo e atraí-lo!

Xoxo
Uma analógica na era digital

 

 

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s