No Limite

E aii Família!! Ontem conversamos sobre a parte social da moda e o impacto que ela exerce sobre o mundo (quem ainda não leu, pode conferir por aqui) e, é claro, que a importância de buscarmos cada vez mais uma moda sustentável e consciente não pôde ficar de fora. Hoje, vamos um pouco mais a fundo nesse assunto que diz respeito a toda a população mundial, afinal, a questão da sustentabilidade não pode ser mais ignorada, ela é um problema que afeta todos nós.

Resultado de imagem para poluição

No início do mês, foi anunciado que a população mundial já consumiu todos os recursos que a natureza pode produzir em um ano. Funciona assim: Todo ano, a organização ambientalista Global Footprint Data — formada por ONGs de vários países  —  calcula em que dia a quantidade de recursos consumida ultrapassará a capacidade de regeneração dos recursos naturais do planeta. Essa data marca o momento em que o uso de água, terra e madeira e as emissões de gases não podem mais ser compensados pela sua renovação dos recursos naturais.

A escassez de água e a perda de cobertura vegetal são algumas das consequências da sobrecarga do planeta

Nesse ano, o Dia da Sobrecarga da Terra veio ainda mais cedo que em todos os anteriores: 1º de agosto.  Em 2017, a data foi registrada em 2 de agosto. E tem mais, o nosso Brasil, país que possui em seu meio ambiente a maior biodiversidade do planeta, apresentou um  ritmo mais acelerado que a média mundial desse consumo. Pelos padrões brasileiros, o Dia de Sobrecarga da Terra seria em 19 de julho. É impossível ficar diante de uns dados desses e não repensar em algumas coisas…

Carlos Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais afirmou que se não mudarmos o processo de produção e consumo, em um dado momento, o planeta não vai ter a capacidade de regeneração e uma série de matérias-primas vão ficar esgotadas.

Resultado de imagem para desmatamento

A hora é agora, juntos podemos buscar alternativas que diminuam os impactos, não só da moda, em nosso ecossistema. Cada vez mais iniciativas surgem para mostrar que o sonho é possível! Foi dado o alerta, é nossa vez de mostrar que um filho teu não foge à luta!

Xoxo
Uma analógica na era digital

 

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s