Uma nova moda, pelo menos pra mim!

E aii Família!! Como combinado com vocês, através das enquetes no Instagram, venho aqui bater um papinho sobre a parte social da moda!! Não sei se todos sabem, mas adotei esse modelo de vida à um tempo atrás e devo confessar que foi libertador e maravilhoso, portanto acho um assunto bastante pertinente!

Atualmente vivemos em um mundo cheio de ideais e cabe a nós escolhermos como vamos moldar nossa personalidade diante disso. O universo da moda não é diferente dessa realidade, existem vertentes e vertentes e com certeza em alguma delas você vai se encaixar!

Desde que comecei a cursar design, cada vez mais fui adentrando e descobrindo lados da moda que não me agradavam (assim como acontece em qualquer profissão), mas particularmente foi depois do documentário The True Cost (disponível no Netflix) que resolvi mudar meu posicionamento. O filme traz à tona a verdade por trás da indústria fast fashion da moda, onde pessoas e países são explorados beirando o trabalho escravo!!!!!!!

Essas condições de trabalho vem com sérias consequências, periodicamente acontecem acidentes nesses chãos de fábrica. A tragédia mais conhecida foi o desabamento do Rana Plaza em Bangladesh (2013) que resultou na morte de 1133 pessoas! Foi a partir desse dia que movimentos sociais e de moda consciente explodiram por todo o mundo!

O mais famoso e recém implantado no Brasil se chama Fashion Revolution e tem como manifesto aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e de consumo.

Falando agora de impacto sobre o mundo: Vocês sabiam que a indústria da moda é a segunda que mais polui o meio ambiente? Por essa e por outras, que marcas têm buscado se reinventar e criar diferentes projetos. É o caso de marcas como Pantys, Osklen, Reserva e muitas outras. Confira:

– Pantys: As calcinhas absorventes que oferecem conforto durante o período menstrual e, o melhor, ótima alternativa para uma menstruação sem lixo!

– Insecta shoes: Sapatos ecológicos e veganos, feitos no Brasil com a  reutilização de tecido de peças de brechó e nenhuma matéria-prima de origem animal! Com o reaproveitamento como lema, confeccionam oxfords e botas estampadíssimas e eco-friendly!

Resultado de imagem para Insecta shoes

– Ahlma: Marca colaborativa de André Carvalhal que utiliza materiais orgânicos, biodegradáveis e reciclados para fazer as peças.

Resultado de imagem para Ahlma
–  Osklen: Referência em moda e sustentabilidade. A marca foi o canal que Oscar Metsavaht, fundador e diretor de criação, encontrou para levar aos jovens alguns conceitos antes desconhecidos. Com a criação do movimento e-brigade e, posteriormente, do Instituto-e, tem sido possível divulgar a importância da responsabilidade com o meio ambiente e com a comunidade.

Imagem relacionada

– Reserva: Para minimizar a situação de fome no país, a marca Reserva e Reserva Mini criou o projeto 1P5P, que assume o compromisso de viabilizar cinco pratos de comida a cada peça vendida nas lojas físicas e no e-commerce.

reserva 1p5p

Procurem usar e trabalhar com marcas que fazem o seu coração feliz! Estamos vindo de uma geração cada vez mais consciente e de um por um podemos sim mudar o mundo! Marcas que não correrem atrás provavelmente, daqui a algum tempo, não terão mais espaço nesse mundo bussiness!

Xoxo
Uma analogica na era digital

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s