Parque flutuante feito com materiais reciclados!

Faala, família! A sustentabilidade tem sido assunto corriqueiro por aqui, afinal, essa questão não pode ser mais ignorada. Diversas são as iniciativas que vemos surgir ao longo dos anos na indústria da moda que busca alternativas que diminuam os impactos em nosso ecossistema. Mas vale ficar por dentro de todo e qualquer novo projeto em que o lixo retirado dos rios e oceanos torna o consumo mais sustentável!

A organização Recycled Island Foundation desenvolveu um projeto que retira lixo dos oceanos para transformá-los em módulos flutuantes que servem de base para pequenos jardins flutuantes.

Funciona assim: a organização colocou ‘armadilhas de lixo’, em pontos estratégicos dos rios de Rotterdam, que acumularam os detritos que são jogados ali. Cada armadilha foi monitorada por um ano e meio, e o plástico ficou preso ali dentro por causa da própria corrente do rio, que leva esse material na direção em que as engenhocas estão posicionadas.

Resultado de imagem para Recycled Island Foundation

Com essa matéria-prima, a empresa desenvolveu pequenos módulos hexagonais que servem de base para os mini-jardins. Além de ser uma forma de dar vida útil para o desperdício de plástico, os pequenos módulos também ajudam na manutenção da micro e macro fauna local, já que incentiva o crescimento de musgos e peixes, por exemplo.

O primeiro protótipo já está aberto ao público e é criado 100% com materiais plásticos retirados dos rios e dos portos locais!

Imagem relacionada

Super iniciativa, que tende a crescer cada vez mais e nos leva a reflexão sobre como podemos ajudar a expandir essa ideia!

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s