Arte e Tecnologia no File!

Hello, família! A arte e a tecnologia caminham juntas há tempos e tudo indica que elas irão se fundir cada dia mais. Veja bem, as principais características da tecnologia são a mobilidade, a multifuncionalidade, convergência e integração e são essas mesmas características que permitem a expansão do olhar e do fazer artístico, assim como de sua implicação na humanidade. Podemos, portanto, pensar as possibilidades de criação e contato artístico a partir e/ou mediada pelas tecnologias. Essa é uma realidade, que vem sendo explorada no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o File, de 2018, no Centro Cultural Fiesp, em Sampa. Vem comigo!

 

O tema da 19ª edição do festival é “O Corpo é a Mensagem”, uma paródia da expressão “o meio é a mensagem”, do filósofo canadense Marshall McLuhan. Segundo Paula Perissinotto, que assina a curadoria do evento com Ricardo Barreto, a ideia de parafrasear McLuhan veio para afugentar a ideia do corpo ciborgue. Sendo assim, na mostra o corpo é um elemento que se relaciona com as obras, com o intuito de nos levar a refletir sobre a relação do nosso corpo com realidades e sensações criadas pelo uso da tecnologia.

270618-file-void
“Abysmal” do Void. Foto: Divulgação

Várias instalações despertam sensações numa referência à convivência simultânea entre os corpos físicos e os cibernéticos. Um bom exemplo é a obra Outrospectre, dos artistas holandeses Frank Kolkman e Juuke Schoorl, em que os visitantes, com a ajuda de um óculos, experimentam uma sensação de sair do próprio corpo. Passa a enxergar e ouvir por meio de um robô que está em suas costas e que se afasta, cada vez mais. Uma estrutura dá toques leves nos corpos físicos dos visitantes, para que não “esqueçam” de onde realmente estão.

FILE 2018
A artista holandesa Juuke Schoorl com um robô na instalação ‘Outrospectre’, na FILE 2018. Foto: JF Diorio/Estadão

No entanto, são mais de 240 trabalhos de artistas de 38 países. Só os principais são cerca de 18 instalações, boa parte com realidade virtual e bastante atrativas ao grande público.  Assim, tudo leva a crer que o tempo de espera dos visitantes será grande. Então, se está aí de rolê por Sampa, prepare-se para as grandes filas! Agora, se você não tem a oportunidade de conferir de perto, outros trabalhos, como gifs e animações, estão disponíveis na plataforma do File Online. É só clicar aqui!

File 2018 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
De 4/07 a 12/08, de terça-feira a sábado das 10h às 22h; domingos das 10h às 20h
Centro Cultural Fiesp: av. Paulista, 1313, Cerqueira César, SP
Entrada gratuita

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

 

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s