Arte brasileira em Zurique!

Hello, família! O artista brasileiro Ernesto Neto criou uma instalação espetacular que leva o espírito da floresta amazônica à principal estação ferroviária de Zurique, na Suíça. Vem comigo conferir!

A convite da galeria Fondation Beyeler, Neto criou essa escultura de mais de 20 metros de altura, que faz lembrar uma grande árvore, estendendo-se do chão à cobertura da estação, a partir de tiras de algodão tecidas à mão e com tingimento natural.

O projeto demorou quatro anos para se concretizar, além do artista contar com a ajuda de 17 assistentes para costurar com crochê todo o tecido em três meses. A obra demorou quatro semanas para chegar até a Suíça.

Neto_Installation_1

A escultura é uma obra de arte imersiva, um espaço onde se pode entrar, caminhar e meditar. Enquanto estiver montada, até o dia 29 de julho, acontecerá sob a rede de algodão tecida por Neto uma série de atividades para adultos e crianças, incluindo concertos musicais, workshops e debates entre artistas, representantes indígenas, ecologistas, acadêmicos, e toda e qualquer pessoa interessada em arte e sustentabilidade.

18.06.29.Neto_GaiaMotherTree_173

Sam Keller, diretor da Fondation Beyeler em Riehen, perto de Basileia, disse que a estação ferroviária suíça é o equivalente na Europa ao Grand Central de Nova York e estima que “quase meio milhão de pessoas” passem pelo corredor diariamente. Ele espera que a instalação de Neto se torne a obra de arte contemporânea mais visitada da Suíça, quando for desmontada no final do mês.

Resultado de imagem para zurique Ernesto Neto

Ernesto Neto é um dos artistas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente e suas obras abordam, entre outras coisas, questões voltadas à espiritualidade, humanismo e ecologia. Com forte influência do movimento neo-concreto dos anos 1960, da arte minimalista e conceitual e também da arte povera, desde os anos 1990 a produção de Neto tem se caracterizado pelo uso de materiais e técnicas pouco comuns à arte – de objetos orgânicos a saberes indígenas. A imersão do espectador no que está vendo – cheiros, texturas e sons — também faz parte dos seus projetos que variam entre instalações, esculturas e propostas multimídia.

Portrait_Niels-Fabaek_Kunsten-Museum-of-Modern-Art_-Aalborg_LAC_200x300mm

Uma super experiência! A gente tem é que apoiar e agradecer muito pelo trabalho de artistas, como o Neto, que vem ganhando esse mundão sem perder suas raízes!

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s