#AcabeComAPoluiçãoPlástica

E aí, família?! Já estão sabendo que hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, né? A intenção da data, este ano, é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis. Por isso, o tema de 2018 é #AcabeComAPoluiçãoPlástica. Mais de 100 países se uniram sob esse slogan e no decorrer do dia realizarão atividades, como mutirões de limpeza de praias e florestas, anúncios de políticas públicas voltadas ao descarte e consumo responsável plástico. Nós, é claro, não podemos ficar de fora dessa corrente! O que podemos fazer pra ajudar? Eu te conto!

 

Segundo as Nações Unidas, a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde e, se não for solucionada, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050. Não dá pra acreditar, né?! Vou te dar um exemplo! Essa semana você deve ter se deparado com a notícia de uma baleia que morreu depois de ter engolido mais de 80 sacolas plásticas na Tailândia. De acordo com o ministério da Marinha, ela foi encontrada na fronteira com a Malásia e tinha em seu estômago cerca de oito quilos do produto. Durante os procedimentos veterinários, ela chegou a vomitar algumas sacolas – mas, mesmo assim, não resistiu. Os itens plásticos impediram que o animal ingerisse qualquer outro alimento nutritivo. Essa baleia, foi mais uma vítima, entre centenas de criaturas marinhas, como baleias, tartarugas e golfinhos, que morrem todos os anos nas águas tailandesas por engolir resíduos plásticos.

IMG_3389

Outro grande vilão do excesso de lixo de praias e oceanos é o canudo de plástico descartável.  A cada ano, um milhão de pássaros marinhos e 100 mil tartarugas e mamíferos do oceano morrem por conta da poluição do plástico.

IMG_3390

Sim, os números são chocantes! Mas o que vamos fazer pra ajudar? São medidas simples, que farão toda diferença, sabia? Por exemplo, já pensou em substituir o canudo de plástico descartável por uma versão reutilizável e biodegradável? Muitas marcas já entenderem que este é um momento crucial para reverter a maré de poluição global e criaram o item.

A marca de cosméticos Simple Organic se juntou a Mentah para criar canudos reutilizáveis, feitos de vidro, que acompanham uma escovinha de higienização e capinha protetora. Os canudos vêm com frases que ilustram a filosofia da marca como “Keep it Simple” e “Be Organic, Be Simple”.

 canudos_simple_organic_e_mentah

Já a Beegreen, empresa que trabalha com produtos e conteúdo para a sustentabilidade urbana, lançou os canudos de aço inox para substituir o item de plástico.

canudos-beegreen

Se ainda não está convencido da mudança de hábito o canudo das Sorbos é uma ótima opção. Ele não é reutilizável, mas também não polui o ambiente. Acreditem, ele é comestível! Feito de açúcar, depois de usá-lo você pode consumi-lo. Quero ver resistir agora! haha

canudos-sorbos

Agora é só escolher o seu preferido e convocar todo mundo pra acabar com a poluição plástica!

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s