Google Arts & Culture: Vida, arte, amor e legado de Frida Kahlo

E aí, família?! Vez ou outra, a artista mexicana Frida Kahlo é protagonista por aqui. Também não é pra menos, desde muito jovem Frida traçou o seu próprio caminho através da arte. Como a arte vai muito além de quadros e pinturas, ela superou a poliomelite, lutou contra os efeitos de um terrível acidente e relatou seu relacionamento com o muralista mexicano Diego Rivera, deixando um legado de vida e obra excepcionais para todos nós. Agora, trago a boa da vez! Se para mergulhar a fundo no universo da artista antes era preciso viajar para a Cidade do México ou para qualquer outro destino, agora o Google Arts & Culture nos aproxima de toda a história e o legado de Frida com apenas um clique! Vem ver!

 

Graças à tecnologia e a ferramentas inovadoras, a plataforma lançou uma exposição digital sobre a trajetória de Frida Kahlo. O especial chama-se “Faces de Frida” e é o primeiro projeto de uma série de exposições lideradas pelo Google Arts & Culture,  que tem por objetivo fazer com que pessoas de qualquer lugar conheçam a vida e obra completa dos artistas mais importantes do mundo – e, assim, fazer com que todos os amantes da arte conheçam sua influência e se deixem inspirar por essas histórias.

frida4
As Duas Fridas (1939)

A exposição online mostra alguns detalhes da vida pessoal de Frida e conta com mais de 800 artigos de sua história, incluindo 700 arquivos como pinturas, aquarelas, desenhos, estudos, fotos, cartas, documentos inspirados em Frida e imagens de peças de roupa e acessórios que pertenceram a ela.

frida1

As obras são apresentadas em diversos formatos para que os usuários observem a vida e o impacto de Frida por diferentes perspectivas. É possível encontrar 20 imagens em alta resolução de suas pinturas, que permitem visualizar detalhes que passariam despercebidos a olho nu. Exemplo disso é o Autorretrato dedicado a Leon Trotsky, que com Google Art Camera será possível ler o conteúdo da carta que Frida segura nas mãos no quadro.

FRIDA 2.gif

Além disso, no app, foram disponibilizadas algumas exposições online que mostram como o autorretrato e a natureza fizeram parte do trabalho artístico da mexicana. Há também algumas obras realizadas por artistas em homenagem à pintora. O “Frida e eu”, é uma colaboração com o artista Alexa Meade, a cantora Ely Guerra e a fotógrafa Cristina Kahlo (sobrinha-neta da artista), mostrando a influência e importância que Frida, como mulher e artista, trouxe para importantes nomes da música e fotografia do século 21, tanto no México quanto no mundo.

FRIDA 3

FRIDA 4

Curtiu? O aplicativo do Google Arts & Culture é gratuito e o conteúdo sobre a Frida Kahlo está disponível para usuários do Brasil. Ahh, a gente ainda pode conversar com milhares de pessoas de todo o mundo sobre esse assunto usando a hashtag #FacesdeFrida.

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s