“Artistas italianos na coleção Mário de Andrade”

E aí, família?! Quando penso em arte brasileira logo me vem à cabeça a Semana de Arte Moderna de 1922. Me conteeem, vocês também são assim? Não é pra menos, esse movimento é um marco na história da arte e será sempre lembrado como um grande evento que rompeu com o conservadorismo da época e chocou o Brasil dos anos 20 em prol dos artistas e da livre expressão.

Há 96 anos o Teatro Municipal de São Paulo reunia artistas ilustres como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira entre outros, que apresentavam seus trabalhos – um mix de vanguardas europeias e temas nacionais. Anita Malfatti e Victor Brecheret também fizeram parte do movimento – e algumas de suas obras estão na expô “Artistas Italianos na coleção Mário de Andrade”, que vai rolar na Casa Mário de Andrade, em Sampa city! 

semana_de_22106207

A exposição revive os  tempos em que a casa era residência do escritor, quando ele exibia, em seus ambientes, obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Victor Brecheret, entre tantos outros. Não conhecia esse outro lado do poeta modernista? Mas é isso mesmo, embora Mário de Andrade ser mais conhecido por sua vertente literária, ele também foi um importante colecionador de obras de arte. Sua coleção reunia pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. Então, pra evidenciar esse seu outro lado pouco conhecido pelo público, a Casa Mário de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerenciada pela Poiesis, e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo inauguram, no dia 26 de maio, sábado às 15h, a exposição “Artistas italianos na coleção Mário de Andrade”.

Catraca_CasaMario

Como o foco são artistas italianos e seus descendentes, também estão presentes obras de Cândido Portinari, Enrico Bianco, Alfredo Volpi, entre outros.  Entre os destaques da mostra, que conta com 25 reproduções do acervo do escritor, estão O Japonês, tela de Anita Malfatti, O Índio em Pé, gravura de Cândido Portinari e Pietá, desenho de Victor Brecheret, enviado em uma correspondência endereçada a Mário de Andrade.

150518-casa-mario-de-andrade-03-435x600
“O Menino de Pé”, de Cândido Portinari
150518-casa-mario-de-andrade-05-590x531
“Potro”, de Franco Cenni
150518-casa-mario-de-andrade-02-503x600
“O Japonês”, de Anita Malfatti

Ah! No dia da abertura vai acontecer um bate-papo sobre a influência da arte italiana no Brasil, bem como um recital dedicado ao repertório de composições italianas de Giovanni Bottesini, Giuseppe Verdi e Gioachino Rossini. Fica a dica pra quem está perdido em Sampa à procura de um programa pro fim de semana!

“Artistas Italianos na Coleção Mário de Andrade”
Abertura, bate-papo e recital: 26/05, sábado, das 15h às 18h
Visitação de 29/05 a 4/08, terça a domingo das 10h às 18h
Casa Mário de Andrade: Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, SP
Entrada gratuita

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s