Resumão: Terça-feira na SPFW N45!

E aí, família?! Hoje trago o melhor do terceiro dia de desfiles do SPFWn45. Do verão de cinema de Reinaldo Lourenço à primeira vez da Modem na passarela do evento. E sim, muitas fotitas do meu look de ontem que representa a liberdade de ser o que quiser, aderindo ao movimento “free the nipple”! Vem ver!

O dia começou com a festa de Reinaldo Lourenço numa sala no topo de um prédio, ainda não finalizado, na esquina das rua Augusta com Alameda Santos e grandes janelas que serviam para delinear e destacar silhuetas, como um bom contraluz cinematográfico. Inspirado pela cena do filme Morte em Veneza de Luchino Visconti, que mostra mulheres com longos vestidos brancos na praia, um clássico do cinema, e uma das paixões de Reinaldo Lourenço, surgiu uma bela coleção de Verão 19. Reinaldo imaginou uma noite muito louca, daquelas que qualquer um gostaria de ir, que teria Luchino Visconti, Sid Vicious e Stanley Kubrick como anfitriões. Um momento em que Morte em Veneza encontra o luxo e a fúria de De Olhos Bem Fechados. Ou a delicadeza das mulheres na praia ameaçada pela força da bailarina em Cisne Negro. Daí que golas vitorianas com acabamento pontudo em bordado inglês ganham companhia de jaquetas de couro, com o mesmo shape oval nas mangas que estruturou impecáveis casacos de alfaiataria acinturados. Longos rendados, parkas cobertas por xadrez e lamê estampado também compareceram à festa. O punk ou a rebeldia britânica está no xadrez em vermelho e rosa. O final, a série de vestidos leves e transparentes em azul, preto, branco e vermelho, fez brilhar os olhos das mulheres da primeira fila. Como todo bom filme, moda é mais interessante quando instiga a imaginação, conecta passado, presente e futuro. Bem como o estilista conecta aqui suas referências às trends quentes do momento (os anos 1980, as formas soltinhas, o estilo vitoriano) e sua própria identidade.

Completando três anos de marca este mês, a já reconhecida Modem, dos estilistas Samuel Santos e Andre Boffano, fez sua estreia nas passarelas do SPFW com uma coleção inspirada no movimento artístico italiano Memphis Group, que revolucionou o design nos anos 80. Tudo foi pensado nas cores e nos shapes. Os estilistas colocaram mais cor nas roupas desta vez e ainda injetaram uma dose de sensualidade em seu DNA arquitetônico e industrial para montar uma coleção mais leve. A alfaiataria da marca segue impecável e agora se combina a vestidos levíssimos, franjas que se movimentam com a mulher e cavas mais profundas – tudo pontuado pela decoração com ilhoses que se tornou assinatura tão forte da grife. “Apliquei duas mil argolas em uma saia, por exemplo, um trabalho super manual”, comentou André em uma entrevista. O duo apresentou o verão 2019, que chegará em agosto na loja própria, contando com um modelo de bolsa novo, a Modem M2, e colaboração com a marca de acessórios Gla Influenciados pela estética do Memphis Group e do seu fundador, o arquiteto austríaco Ettore Sottsass.

O Verão 19 da marca homônima de Fernanda Yamamoto foi todo inspirado pelo trabalho agrícola e artístico da comunidade Yuba, em Mirandópolis, interior de São Paulo. Lá, a filosofia ensinada é a de que cultivar a arte é tão importante quanto o trabalho na roça. A coleção, vestida também por sete mulheres do grupo além do casting de modelos, tem base em formas geométricas simples – triângulos, círculos e retângulos e foi Ppraticamente inteira construída com uma espécie de organza plissada que tem textura parecida com as as nervuras das folhas. Buscando diminuir o desperdício e trabalhar manualmente em todas as peças. Propôs-se um desafio de experimentação ao trabalhar a cartela de cores – que abrange tons escuros e claros, cores frias e quentes, usando exclusivamente tingimento natural. Arroz negro, urucum, cascas de cebola e repolho roxo são algumas das matérias-primas utilizadas nesse processo que resultou numa coleção arco-íris, bem amarrada pela última peça do desfile: um vestido em seda plissada todo colorido. A arte e o trabalho, e também o espírito coletivo, a sustentabilidade e produção artesanal, é assim que Fernanda presenta seu verão 2019.

Já Fabiana Milazzo, expert em trabalhar a sustentabilidade com viés artesanal, viajou ao Peru e de lá trouxe novas ideias para criar bordados soltos de linha que deixam sua festa menos rebuscada. A estilista se encantou especificamente pelas técnicas das comunidades locais das ilhas flutuantes de Uros, no lago Titicaca, na cidade de Puno. O decorativismo se combina na passarela com um precioso “tecido” formado por retalhos de coleções anteriores que ela vem reunindo há três anos (que são unidos pela cromia, garantindo um resultado sofisticado) – provando que o mood eco-friendly também vai ao gala. Nesses tempos difíceis para o mercado de moda o trunfo de Fabiana é dominar técnicas cada vez mais raras como essa, conseguindo atrair suas clientes para comprar produtos tão especiais e ainda apresentar de uma forma que seja coerente com sua rotina do dia-a-dia.

Em sua terceira participação no SPFW, a Memo inovou na apresentação de sua coleção em parceria com Isolda ao armar uma batalha de dança no corredor do Pavilhão das Culturas Brasileiras. Fazendo jus à diversidade, sob o comando de Felix “Zion”, mestre de cerimônia da noite, 13 dançarinas reais de diferentes vertentes, como o hip hop e o voguing, mostraram as peças para a plateia, que vibrou com cada movimento (e foi convidada a se juntar ao time no final). Na pista de dança, entraram em cena jaquetas, parkas, leggings e tops com três estampas inéditas inspiradas na flora brasileira e na energia dos anos 80. Ao mesmo tempo em que conseguiu mostrar as suas propostas de moda com clareza – um sporstwear inteligente, com design, estamparia e delicadeza – a marca ainda provou que há mil maneiras de apresentar uma roupa.

Amir Slama veio para fechar o terceiro dia de desfiles. Desde que passou a se dedicar à prática de exercícios físicos, Amir Slama vem flertando com elementos esportivos em sua marca.  Assim, antes da coleção principal, uma série de  sete looks esportivos abriu o desfile, contando com a participação de “pessoas reais” na passarela, entre elas, a cantora Emilia Pedersen e o influencer Leo Picon. Mas foi sua formação em história que trouxe a referência do Palácio Imperial para o moodboard da temporada. A moda praia do designer chega fazendo alusão à arquitetura do edifício além da tropicalidade característica de seu trabalho. Na cartela, entram tons de verde, coral e preto. Tudo para fazer com que suas peças não se limitem às areias e corram para as festas mais badaladas da vez.

Nada mais justo, como prometido, detalhes do meu lookzera!

0dbacee5-6a70-41d0-bf0c-6c10e5ff57ad
Foto: Leonardo Lemos 
Styling: Lucas Ruiz
Make: Carol Couto
Hair: Luiza Brito

A blusa atemporal que carrega muita intensidade e consciência é uma criação da designer Daniella Nunes, feita a partir de retalhos de jeans que seriam descartados. Sabia que estima-se que no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano? 85% desse material não é reaproveitado indo parar em aterros sanitários e dependendo da composição das fibras do tecido, esse material leva centenas de anos se decompondo.

ac7baccb-42c0-414a-9f5e-03dbfd990400
Foto: Leonardo Lemos 
Styling: Lucas Ruiz
Make: Carol Couto
Hair: Luiza Brito

Já a jaqueta é da Bastos , uma marca super criativa que também faz parte da Casulo Moda Coletiva, que visa atender o mercado jovem em busca de qualidade e design em resposta à padronização do consumo atual!

61f31a61-ed31-43c6-bb5b-3610febecd88
Foto: Leonardo Lemos 
Styling: Lucas Ruiz
Make: Carol Couto
Hair: Luiza Brito

Abaixo, selecionei os melhores looks que cruzaram o evento ontem. Inspirem-se:

É isso, família! A cobertura completa  vocês podem continuar acompanhando por aqui ou por meus stories no Instagram.

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s