Start na SPFW!

E aí, família?! Foi dada a largada! Mais uma SPFW e, é claro, que já estou aqui em Sampa city para acompanhar tudo de perto e trazer pra vocês todos os detalhes da semana de moda mais importante do país. Venham comigo, a semana promete!

A Água de Coco abriu o SPFW no sábado, 21.04, com uma homenagem ao nosso País. “Mostrar para o mundo o Brasil dos dias atuais foi o nosso maior desafio ao criar essa coleção”, comentou Liana Thomaz.

O desfile da coleção batizada de “Brasil com Z” mostrou que a moda da marca — que aboliou os termos inverno e verão de sua coleções, não fica restrita a areias e piscinas. Na passarela, t-shirts bordadas, camisas de seda e macacões. O Brasil estava lá representado pelas estampas, por personagens como Zé Carioca, em uma parceria com a Disney, e pelo verde e amarelo, que na coleção aparece como verde musgo e mostarda.

agua-de-coco-po-liana-thomaz-spfw-n45-_abre

Quem abriu e fechou o desfile foi ninguém menos que Anitta. Ela entrou  cantando “Isto aqui, o que É” de Ary Barroso. Vestida com um look da marca, deu um show ao vivo de músicas da MPB com batidas de funk.

anitta-00s5

A marca de beachwear também convocou a gravidíssima Ana Claudia Michels, Carol Trentini e Isabeli Fontana, e mais um time de modelos com diferentes biotipos para compor seu casting: magras, curvilíneas, loiras, morenas, negras, jovens, mais velhas…  Um desfile que celebra a brasilidade na diversidade que a estilista Liana Thomaz levou à passarela!

adco-bck-n45-130

A moda feita por detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, fruto do projeto Ponto Firme, também ganhou as atenções nesse primeiro dia de desfiles.

Projeto Ponto Firme
ANDERSON FIGUEREDO, EX-DETENTO DA PENITENCIÁRIA DESEMBARGADOR ADRIANO MARREY, EM DESFILE DO PONTO FIRME NO SPFW N45 ©AGÊNCIA FOTOSITE

“A gente fez tudo com muita cor, pra quebrar a dureza do cotidiano de lá”, contou Anderson Costa Figueredo, ex-detento e atuante no projeto, ainda nervoso antes de vestir o look com o qual riscaria a passarela, “quem está fora precisa saber que quem está lá dentro não tem que viver em um mundo obscuro”. Ele foi o responsável pelas redes e aplicações em crochê nos sapatos (oferecidos pela Melissa).

Despontando de uma espécie de cela coberta por uma rede colorida de crochê, o primeiro modelo surgiu vestindo calça e blusa nos tons e silhueta dos uniformes que os participantes do projeto vestem na penitenciária; no último look, uma explosão de tons de azul e amarelo em forma de vestido com franjas, com movimento e luz – o sonho da liberdade.

ponto-firme

A coleção composta por 45 looks, entre vestidos, quimonos e casacos, carrega traços marcados pelo olhar de seus criadores e traduz elementos do cotidiano da carceragem através de elementos de design, da profusão de cores – em contraste com o ambiente de poucos tons do dia a dia – e das mensagens escritas e aplicadas às roupas.

O público ficou comovido pela história dos detentos desfilada bem ali na frente, com tanta delicadeza e arrojo em peças tão desejáveis. “É muito importante que exista esse tipo de projeto pra gente começar a questionar quem são essas pessoas e o que elas podem fazer se houver quem as olhe e as tire da invisibilidade. E é isso que elas fazem: essa coisa mais linda”, pondera Amanda Schon, responsável pela beleza do desfile. “A gente quer todas as peças!”.

ponto-firme-spfw-n45_z35

Por serem fruto de um projeto com fins educacionais (registrado na Secretaria de Educação do Estado), nenhuma das peças pode ser comercializada por enquanto. Mas, o projeto já planeja seu próximo passo: uma cooperativa que profissionaliza e distribui os frutos da iniciativa.

É só o começo, galera! Ainda tem muita coisa boa pra gente acompanhar durante essa semana. Fiquem ligados aqui e no Instagram e curtam em primeira mão tudo que está rolando na SPFW n45!

Beijos

Awa Guimarães

 fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s