RIP Stephen Hawking: Um dos cientistas mais conhecidos no mundo!

Hey, folks! Nos despedimos hoje do gênio Stephen Hawking! Não consigo acreditar, sou eternamente fã. O físico e pesquisador britânico, era um dos cientistas mais conhecidos no mundo, virou filme e fez várias participações icônicas na cultura pop. Como homenagem, vamos relembrar um pouco sua história e legado que viverão por muitos anos. Vem comigo!

Hawking morreu aos 76 anos em sua casa após resistir por muitos anos à esclerose lateral amiotrófica. Durante a carreira se aprofundou em temas sobre a natureza da gravidade e a origem do universo, e ficou famoso na década de 1960 com a teoria da singularidade do espaço-tempo.  Ele detalharia o tema ao público em geral no livro “Uma breve história do tempo”, best-seller lançado em 1988. Ahh, esse não foi o único de sua autoria, Hawking escreveu 14 livros. O mais mara, é que sua fama não se limita ao mundo da ciência. Ele também conquistou o universo do entretenimento, virou filme e fez várias participações icônicas na cultura pop.

O físico era um fã assumido de Jornada nas Estrelas (ou Star Treck). No final da temporada seis de “Next Generation”, ele, Albert Einstein e Isaac Newton apareceram como hologramas jogando pôquer.

Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

Na série The Big Bang Theory, o cientista era o grande herói dos protagonistas Sheldon (Jim Parsons), Leonard (Johnny Galecki), Raj (Kunal Nayyar) and Howard (Simon). Ele apareceu em sete episódios, incluindo o de número 200 para cantar “Feliz Aniversário” para Sheldon por Skype.

Hawking emprestou sua voz para quatro episódios de Os Simpsons. Em um deles, chamado “Eles salvaram a inteligência de Lisa”, ela entra em uma associação de pessoas superdotadas. Após alguns desentendimentos do grupo de inteligência privilegiada, o físico aparece para estabelecer a paz.

hawking-simpsons

Em um episódio da segunda temporada de Futurama, Hawking junta-se a equipe de Action Rangers, liderada por Al Gore, para defender as ideias de espaço-tempo.

futurama

O físico também se destacou por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), diagnosticada quando ele tinha 21 anos, e ter sobrevivido à doença por décadas, seguindo com sua carreira. Por causa da ELA, aos poucos, os pacientes perdem a capacidade de se mover, de falar, de engolir e de respirar. Em certo ponto, Hawking só conseguia mover um dedo e os olhos voluntariamente. Por isso, ele vivia em uma cadeira de rodas e era dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas. No entanto, suas limitações não o impediram de continuar com suas pesquisas, já que sua capacidade intelectual permaneceu intacta.

Só temos que agradecer por sua história de superação, seu talento comunicativo e pelo seu interesse em áreas que extrapolavam seu campo de estudo para além da física!

IMG_2606

 

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s