T-shirt: Mais de um século de história!

Hey, folks! Independente do seu estilo, você certamente tem uma t-shirt no armário, certo? A peça é um básico de qualquer look e apesar de parecer uma peça simples e muito prática, por ser usada de mil e uma maneiras diferentes, a camiseta tem, sim, uma história muito importante. Ela é, inclusive, marcada por movimentos sociais, impulsos artísticos e inovações tecnológicas. A prova disso é a exposição que está em cartaz até o dia 6.3 no Fashion and Textile Museum de Londres. Vem ver!

A mostra, ‘T-Shirt: Cult – Culture – Subversion’ (Camiseta: Cult – Cultura – Subversão), reúne uma centena de camisetas emprestadas por artistas, marcas e colecionadores de diferentes regiões do planeta, como Vivienne Westwood, Dior e Moschino, para contar sua história, que já ultrapassa um século. 

FILES-BRITAIN-FASHION-MUSEUM-POLITICS-RIGHTS

“Desde a sua primeira aparição no início do século XX, a t-shirt serviu como meio para transmitir paixões sociais, musicais e políticas”, declarou o museu. A camiseta básica foi introduzida na lista do kit da Marinha dos EUA em 1913, como um algodão branco curto e pouco experiente. Já o termo “t-shirt” só chegou ao Merriam-Webster Dictionary em 1920, pelo escritor F. Scott Fitzgerald. Ao longo das décadas ela foi ganhando popularidade e atingiu o grande momento em Hollywood em 1951, no figurino do ator Marlon Brandon em “A Streetcar Named Desire”. Mas, com a chegada da serigrafia, a t-shirt também foi aproveitada para campanhas políticas e sociais, em tudo, como uma ferramenta simples que pode ser reproduzida em escala de massa com frases de efeito. “É o tipo de roupa mais democrática, mas também com o uso de serigrafia você pode reproduzir mensagens repetidas vezes”, disse Dennis Nothdruft, chefe de exposições no museu.

As peças estão dividas em dez blocos temáticos, dos quais merece destaque o Fashion Statement (Declaração de Moda), que propõe uma reflexão sobre a transformação da camiseta de simples peça de vestuário do dia a dia a indicativo de status e riqueza por marcas de luxo – seja pela inclusão de um logo reconhecível, seja resultado de boas jogadas de marketing. Demais, né?

maria-grazia-dior1
Dior

Agora, como boa amante da t-shirt que sou, fiquei inspirada! Você, assim como eu, não resisti a um  mood mais cool e descomplicado? Só de acompanhar esse post, já está pensando em tirar a sua t-shirt preferida do armário? Então anota aí alguns truques que não abro mão na hora de compor minhas produus com camisetas!

IMG_2359

Clássico bem executado! Nada como o combo com o jeans para não errar, né?

IMG_2360

Peças como um bom cinto ou aquela calça super statement também ajudam a dar um up no visual com camiseta.

IMG_2361

Amo a peça estampada sob a camisa branca. A mistura do básico com o luxuoso cria um efeito pra lá de fashionista!

IMG_2362

Não dá pra negar: quanto mais cara de podrinha, melhor!

IMG_2364

Usá-la com um nó na cintura é o truque rapidinho de efeito superbacana. Faz toda a diferença no look!

 

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s