O jeans mais sustentável do mundo!

Hey, folks! Continuo na minha busca por marcas que de alguma maneira proporcionam o consumo mais consciente. Como prometido, vou contando por aqui as minhas descobertas. Então vem comigo! Venha, venha, venha…

Voceix sabiam que uma simples calça jeans é o objeto mais poluente que temos no nosso guarda-roupa? Para fabricar uma única peça, são necessários 11 mil litros d’água, o equivalente a dois caminhões pipa. Sem contar a grande quantidade de corantes tóxicos, utilizados para tingir o material e consequentemente eliminados nos rios. Por isso, diversas empresas estão repensando a confecção do material, buscando alternativas mais sustentáveis e duráveis.

G-Star RAW desde que foi fundada, em 1989 em Amsterdã, é uma marca comprometida com a sustentabilidade. Eles estão sempre pesquisando novas maneiras de produzir suas peças com materiais de descarte, reciclados e, em paralelo, reduzindo o impacto ambiental da existência (e sucesso) da empresa. A marca, que é parcialmente propriedade do cantor Pharrell, tem feito progressos sérios no ramo da confecção ambiental e socialmente responsável. Agora, como já era de se esperar que, eventualmente, iria acontecer, eles finalmente chegaram a fórmula mais sustentável do mundo para fazer jeans.

IMG_2349

Praticamente toda água envolvida no processo é utilizada (o desperdício beira os 2% que evaporam), o algodão usado é 100% orgânico com uso nenhum de agrotóxicos em sua criação, até os botões têm procedência ética. Além disso, também foi pensado o pós-uso do jeans. Os designers da marca perceberam que os recicladores de denim descartavam o topo da calça, onde se concentram os botões, rebites e zíperes. Por isso, decidiram remover esses detalhes para que a peça seja reciclada por inteiro. O resultado são calças, jaquetas e camisas recicláveis e superduráveis. No vídeo abaixo, eles explicam um pouco do processo. Olha só:

Para provar isso, a G-Star RAW sofreu um rigoroso processo de certificação com a Cradle to Cradle Products Innovation Institute e obteve uma classificação de ouro para o seu tecido – o mais alto ranking que qualquer denim já recebeu. O órgão, sem fins lucrativos, analisa a saúde material, a responsabilidade social, a administração de água, o uso de energia renovável e a reutilização do produto.

IMG_2347

A ideia da label é realmente ajudar a sustentabilidade acontecer! Por isso, todo o processo está aberto para quem quiser ver e se outra empresa se interessar em produzir peças da mesma maneira, eles podem! Mara, né?!

IMG_2346

O “jeans mais sustentável do mundo”, já está à venda no site da empresa. É só clicar nesse link.

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s