Livros, muitos livros!

Hey, folks! Estou apaixonada apenas pela recém-inaugurada biblioteca de Tianjin Binhai, que fica perto de Pequim, na China. Com design superfuturista, a biblioteca pública, mais parece um grande olho. E sabe o que é melhor de tudo isso? Livros, muitos livros. Vem ver!

O local cuja a arquitetura é assinada pelo dinamarquês MVRDV tem capacidade para 1,2 milhões de livros e não chama atenção apenas pelos 33,200 m², mas também pelas linhas orgânicas, o branco puro e o inusitado formato.

DOLsIWKUEAE-fe2

Seguindo o desenho de um olho, o auditório é como a pupila e as formas circulares criam estruturas fluídas, que percorrem toda a sua extensão, destinadas a estimular diferentes usos do espaço. Além de estantes para livros, servem também como bancos e corredores de circulação – pelos quais os visitantes podem se sentar, ler e ainda observar outras pessoas fazendo o mesmo ao seu redor. Um sonho, não é meiixmo?

4-biblioteca-em-formato-de-olho-gigante-impressiona-chineses24_websize_tianjin_library_ossip2

O padrão curvo das estantes ainda se repete no lado externo, na fachada, também na direção do teto e, até mesmo a ampla clarabóia central, servindo ainda como uma forma de redirecionar a luz natural para que ela não fique direcionada apenas para o centro do prédio.

8-biblioteca-em-formato-de-olho-gigante-impressiona-chineses

Os cinco andares do edifício oferecem uma ampla gama de instalações. Daquelas de efeito uau! No piso térreo, por exemplo, além do auditório, ficam as áreas de leitura para crianças e idosos. Já no primeiro e no segundo andar é possível encontrar salas de estudo e de convivência. E no terceiro e quarto escritórios, salas de reuniões, salas de informática, salas de áudio e dois terraços. Por fim, no subsolo estão as áreas técnicas, que abrigam um grande arquivo e fornecem armazenamento extra de livros.

Ficou curioso? Então vamos fazer um tour por essa mega instalação. Dê o play e confira todos os detalhes!

Ah! O melhor de tudo é que a biblioteca faz parte de um grande projeto urbano, desenvolvido pelo Instituto de Urbanismo e Design de Tianjin, que tem como grande objetivo criar na região um polo cultural de mais de 120 mil m ². Amei super! Sei que para muitos o projeto se torna audacioso em dias de livros digitais. Mas meu amor por exemplares físicos é eterno. Super válido!

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

 

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s