The Beguiled – Cinema feito por Mulheres!

Hey, folks! A diretora Sofia Coppola acaba de ser premiada em Cannes na categoria de melhor direção. Desde 2013 sem lançar filme no cinema – nesse meio tempo ela apenas fez um especial de natal na netflix – agora passa a ser a segunda mulher a conquistar o prêmio em 70 anos de festival. Além dessa estatística, outra diz que apenas 4% dos filmes foram dirigidos por mulheres em 2016. Assim, abriram espaço para discutir a representatividade feminina nas telas. O espaço da mulher é algo importante a dizer e que precisa continuar a ser falado. Pra isso precisaremos de outro post, hoje vamos ao filme que lhe rendeu a premiação.

“The Beguiled” é uma adaptação do livro homônimo de Thomas Cullinan, lançado em 1966, e um remake do clássico “O Estranho que Nós Amamos”, de 1971. O filme fala sobre um soldado da União que, ferido em combate durante a Guerra Civil, acaba encontrando refúgio em um internato para mulheres gerenciado por Martha Farnsworth (Nicole Kidman). Lá, o soldado se recupera, mas acaba conquistando o coração de algumas das mulheres no processo. Entre elas, estão as personagens de Elle Fanning (Alicia) e Kirsten Dunst (Edwina).

Elle Fanning, Nicole Kidman, Colin Farrell, Sophia Coppola e Kirsten Dunst – Cannes

A primeira versão, foi apresentada sob olhares machistas com ares preconceituosos. Com uma mulher na direção, o enredo como um todo passou por uma limpeza. Sofia, abriu mão de alguns pontos da história, mantendo o foco central na percepção de desejo das mulheres e não só no olhar galanteador do cabo John McBurney, por mais que sua presença seja o elo condutor da narrativa.

Sofia Coppola é muito boa em criar um visual completo, um mundo paralelo dentro de um filme. O dedo da diretora surge na construção de um cenário absolutamente gótico com um tom bucólico. Para tanto, ela explorou a luz natural em uma belíssima fotografia e apostou na ausência de trilha sonora e no canto dos pássaros. Os figurinos – que fogem a algumas regras do vestuário da época – e a direção de arte impecáveis, combinaram muito bem com a ambientação apresentada.

thumbnail_25586
The Beguiled (2017)

O filme não é exatamente sobre moda, mas o figurino é um apoio para a construção da narrativa e um prato cheio pra quem ama moda, como eu! Recentemente, a figurinista do remake deu uma entrevista adiantando alguns detalhes das roupas das personagens.

Ela conta que a pesquisa para compor os looks começou no Metropolitan Museum of Art. Amostras de tecidos foram analisadas e sabe-se que naquele tempo, da Guerra Civil, as mulheres vestiam muito preto. Mas para o remake a ideia era criar um um grupo de personagens mais progressivas e não uma remontagem exata do figurino da Guerra Civil. Por isso, há a quebra de algumas regras do vestuário da época.

Adotaram cores claras, florais e acetinados.

The-Beguiled
The Beguiled (2017)

A gola alta, para dar ares mais autoritários à figura da chefe da casa, Miss Martha, vivida por Nicole Kidman.

The Beguiled
Miss Martha, vivida por Nicole Kidman – The Beguiled (2017)

E algumas mechas soltas nos penteados da Alicia de Elle Fanning. O que não era permitido naquele tempo.

The Beguiled
Elle Fanning, Angourie Rice, Oona Laurence,  Addison Riecke – The Beguiled (2017)

A história é boa, neah? Mas a nova estética desse universo e também o olhar, diversificando possíveis ângulos sobre algo já contado, prometem lotar as telonas e render algumas indicações no próximo Oscar! Confiram o trailer abaixo:

Já estão ansiosos pra ver o resultado? O longa-metragem estreia no Brasil dia 24 de agosto, fiquem de olho!

Beijos

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s