Na Cabeceira: Misto Quente (Charles Bukowski)

Charles Bukowski, o velho Buk, é um dos mais aclamados escritores no mundo digital. Dono de escrita extremamente sincera e contador de histórias marginais, trechos de seus livros estão espalhados por todas as redes sociais. Porém, seu sucesso, especialmente nos EUA, cenário principal de suas histórias, vem de muito antes.

Seus romances tem como principal personagem o pseudônimo Henri Chinaski. Através dessa figura, Bukowski revela sua história de vida, os drinks que bebeu, as mulheres que fizeram sua cabeça e muitas aventuras e desventuras ao melhor estilo da literatura beat. Para compreender melhor esse autor e suas outras incríveis obras, julgo essencial que se comece pelo livro “Misto Quente”.

Este conta sua adolescência, abordando as descobertas e dificuldades típicas da fase, ainda maiores e mais complicadas para o jovem Buk. Suas primeiras vezes estão todas lá: sexo, bebedeira, rejeição, fuga… temas ostensivamente abordados nos livros do escritor. Em meio à pobreza, à péssima aparência física e à solidão, são mostrados todos detalhes que forjaram, desde cedo, a personalidade única de Henri Chinaski.

charles-bukowski-licoes

“Que tempos penosos foram aqueles anos – ter o desejo e a necessidade de viver, mas não a habilidade” 

O humor ácido habitual está mais presente que nunca nesse livro, uma forma de contrabalancear as sucessivas mazelas que afligem a vida do protagonista do momento que ele acorda até a hora em que se deita. Com xingamentos atirados para todos os lados, Bukowski fala diretamente ao leitor, em confissões que, em algum momento,  para bem ou para mal, o faz enxergar um pouco de si no autor – e vice-versa.

Até a próxima!

Jorge Takeda

@jorgeftakeda

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s