Na Cabeceira: A Cidade do Sol

Khaled Hosseini ganhou o estrelato com o best-seller “O Caçador de Pipas”, que vendeu milhões de cópias em todo o planeta e posteriormente virou até filme. Porém, seu melhor trabalho foi lançado depois, o menos conhecido “A Cidade do Sol”. Em meio a mais uma belíssima história, o autor continua a abordar as questões sociais e particularidades de seu país natal, o Afeganistão.

Neste livro, temos duas protagonistas. De diferentes idades e estilos de vida, ambas enfrentam os mesmos problemas de se viver em uma sociedade que as submete a todo tipo de humilhação.  Mariam casou-se com um homem bem mais velho por obrigação, como de costume local. Rachid, seu marido talibã, a tortura física e psicologicamente por muitos anos. Até que ele se casa com uma segunda esposa, a adolescente Laila. Esta, cheia de sonhos perdidos após a morte de sua família, vê no matrimônio a única maneira de se livrar da punição mortal por estar grávida de um antigo namorado, o jovem Tariq. Morando na mesma casa, a relação entre as duas não é das melhores, mas o tempo forja uma grande amizade que transforma suas vidas. Elas aprendem uma com a outra o valor da liberdade e se fortalecem para, mesmo contra todos os revezes, buscar uma vida digna em meio aos constantes conflitos do Oriente Médio.

“A Cidade do Sol” ganha ainda mais força por sabermos que esta continua sendo a realidade de milhões de mulheres ao redor do mundo, especialmente em culturas que as tratam apenas como um acessório e lhes tira a capacidade de fazer suas próprias escolhas. O escritor, que viveu sua infância no país, transmite cada detalhe de cenários de maneira incrível. Mais do que uma história comovente, o livro é uma lição de vida de duas verdadeiras heroínas que sempre encontram um motivo para sorrir e não perdem a esperança pela chegada de dias melhores para si mesmas e seu país.

Para quem gosta de leituras comoventes, siga a minha dica e prepare o lencinho, pois “A Cidade do Sol” é de emocionar mesmo!

Até a próxima!

Jorge Takeda

@jorgeftakeda

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s