Na Cabeceira: Criatividade S.A.

Terça é dia de Na Cabeceira!  Como praticamente todos da minha idade, cresci assistindo as animações da Pixar – algo que faço até hoje! “Criatividade S.A.”, escrito pelo CEO Ed Catmull, está longe de ser um auto-ajuda empresarial ou um produto específico para administradores, pelo contrário.

ed-catmull

O livro aborda justamente as histórias por trás de cada ideia que originou os personagens que sempre amamos, os desafios tecnológicos para produzir o primeiro Toy Story no início dos anos 90 e as atitudes necessárias para não se acomodar e continuar realizando grandes sucessos. Com a leitura, aprendemos muitas lições válidas para a vida pessoal e profissional.

Algo que me impressionou foi a apresentação do Banco dos Cérebros, uma equipe da empresa que se reúne para discutir as produções em andamento, do estágio inicial aos últimos ajustes. Esses profissionais são responsáveis por fazer críticas construtivas e buscar soluções para quaisquer problemas detectados. Um dos exemplos mostra o desenvolvimento do cowboy Woody. Inicialmente, ele seria um personagem antipático, que provavelmente seria o vilão do filme. Após reuniões onde várias pessoas foram ouvidas, o brinquedo favorito do Andy passou por uma reformulação que o tornou um dos personagens mais queridos da Pixar. Todos os colaboradores, em qualquer nível da empresa, têm a oportunidade de falar abertamente sobre qualquer projeto.

Por essas e outras, “Criatividade S.A.” acerta em agradar tanto empreendedores como fãs de cinema. Em tempos de Economia Criativa, conhecer um pouco mais dos bastidores de uma empresa tão inovadora é muito inspirador.

Até a próxima!

Jorge Takeda

@jorgeftakeda

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s