Na Cabeceira: Faça Como Steve Jobs

Fala, galera! O “Na cabeceira” de hoje traz um livro importantíssimo para todo comunicador, independentemente da área de atuação. Faça Como Steve Jobs é um manual para se falar em público e, acima de tudo, realizar grandes apresentações.

jobs2

O autor Carmine Gallo, especialista em técnicas de comunicação, não escolheu o ex-CEO da Apple como o exemplo a ser destrinchado nas páginas do livro à toa. Steve Jobs sabia contar histórias envolventes como poucos. E é disso que uma boa apresentação trata: contar histórias, envolver o público e oferecer uma solução convincente. Divulgar produtos ou serviços pode ser até fácil. Mas, se você quer realmente marcar pessoas, empenhe-se em compartilhar experiências.

O livro analisa minuciosamente as maiores apresentações de Jobs, muitas delas disponibilizadas no Youtube (vale a pena conferir), como sua volta para a Apple e o lançamento do primeiro iPhone. Para quem acha que o inovador líder da empresa tinha um dom para se apresentar, as páginas de Faça Como Steve Jobs são reveladoras: o segredo era trabalho, muito trabalho. Ensaios incessantes são a diferença entre o sucesso e o fracasso. Há muitas dicas espalhadas por toda a obra, de modo que é impossível ler apenas uma vez ou não encher o papel de anotações.

No ramo da moda, tema principal deste blog, vemos diariamente grandes equívocos que podem custar caro a longo prazo. Para você, que deseja se comunicar melhor e fazer grandes apresentações, seja nos palcos ou no Snapchat, separei algumas dicas do livro Faça Como Steve Jobs:

  • Pergunte-se: por que meu ouvinte deve se interessar pelo que estou divulgando?
  • Transmita sua informação de maneira mais clara possível.
  • Ame o que você divulga e mostre isso para seu público.
  • Muita atenção para sua linguagem corporal. Mantenha contato visual, tenha uma postura aberta e utilize gestos de mãos quando apropriado.
  • Aprenda a utilizar sua voz. Varie sua expressão verbal, adicionando inflexões vocais, aumentando e diminuindo o volume e alternando o ritmo de sua fala.
  • Faça parecer fácil. Para isso, pratique, pratique e pratique.

Esta apresentação, realizada em 2007 para apresentar o iPhone, é uma verdadeira aula:

Até a próxima!

Jorge Takeda

@jorgeftakeda

14508711_1196068137101492_1637326014_n

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s