Wanderlust – San Andrés e Cartagena

Fala, galera! No início desse ano eu, minha família e meu namorado fizemos uma viagem para um destino maravilhoso: a Colômbia! Sabendo que muita gente tem vontade e curiosidade de conhecer, resolvi fazer um post especial “wanderlust” contando sobre nosso roteiro com várias dicas para vocês!

A Colômbia é um país localizado no noroeste da América Latina que faz fronteira com o Brasil, Venezuela, Equador e Peru. Para quem não sabe, é o terceiro país mais populoso tendo a língua espanhola como idioma oficial – depois do México e Espanha. Mas quando falamos em Colômbia apenas um nome vem a cabeça, neah? O famoso Pablo Escobar (alô Netflix!).

O primeiro destino da nossa “trip” foi a ilha de San Andrés e o segundo a cidade de Cartagena das Índias. Apesar de termos feito nessa ordem, indico invertê-la, pois uma vez que se conhece as praias da ilha, todas as outras serão decepcionantes. Por isso, se você gosta de praia e de lugares paradisíacos como eu, reserve mais dias em San Andrés do que em Cartagena.

Outra dica é adicionar ao roteiro a capital Bogotá. Infelizmente nós não nos programamos para isso, mas pelas recomendações que ouvi, parece ser um passeio bem interessante e digno de voltar só para conhecer.

 

san-andres-aviao

Traçamos nossos roteiros e aqui vão algumas dicas para os viajantes de plantão:

SAN ANDRÉS:

Da série: não pode faltar na sua mala!

  • Muito protetor solar!
  • Sapatilhas aquáticas, pois a ilha é toda cercada de corais e machucam muito os pés. Se você ainda não tiver a sua, é possível encontrar em todas as praias da ilha por 15 dólares.
  • Camisetas com proteção solar (se quiser, você pode deixar para comprar na Loja Columbia. O preço vale super a pena!).
  • Roupas leves.

Passeios imperdíveis:

  • San Andrés é pequena, então logo de cara indico alugar um carro – seja ele de golfe ou um Polaris – e dar a volta na ilha conhecendo seus principais pontos turísticos como Sound Bay, uma das maravilhosas praias onde quando a maré está baixa é possível caminhar em alto mar até a ilha de Rocky Cay e ver de perto um antigo navio encalhado. Já West View é um lugar de pura diversão, contendo não apenas um trampolim enorme, mas também tobogãs super legais que te jogam no mar para um mergulho especial com diversos tipos de peixinhos coloridos! Por último, uma parada obrigatória no Hoyo Soplador ou buraco soprador: trata-se de uma fenda natural no meio das pedras que solta um “rojão” de vento e água quando as ondas fortes quebram logo abaixo do buraco.

DCIM101GOPROG1058901.san-andres-12-novoDCIM101GOPROGOPR9327.DCIM101GOPROGOPR9093.

  • El Acuario e Rose Cay: Um passeio daqueles, pode-se dizer, dois em um! De lancha rápida chega-se nesses pontos, passando primeiro em El Acuario. Tivemos uma experiência incrível ao nadar de snorkel em uma gigantesca piscina natural com várias atrações. Andando novamente em alto mar sob um banco de areia chega-se na ilha de Rose Cay, pequena, mas muito aconchegante. E de tardezinha, a parte mais emocionante do passeio: Mantarraya! Em seu habitat natural encontramos uma das maiores espécies de arraias, as Jamantas, e adivinhem? Nós podemos pegá-las no colo! ♡

DCIM101GOPROGOPR9247.san-andres-11-novosan-andres-15-novo

  • Johnny Cay: Esta pequena ilha não precisa fazer nenhum esforço para conquistar seus visitantes. A água é maravilhosa e a areia branquinha! Aconselho vocês a dar a volta na ilha caminhando.
  • Cayo Bolivar: É uma ilha deserta simplesmente de tirar o fôlego e disparado um dos lugares mais lindos que já fui na vida! Fechando um passeio com companhias disponíveis, chega-se lá de lancha rápida  (preste atenção na ida e na volta, pois pode ser que recebam a visita de golfinhos! ♡). Nesse lugar paradisíaco a companhia que você comprar o passeio cuida de tudo  – inclusive das comidas e bebidas – e é montado um mini acampamento. De um lado da ilha a água é azul e o fundo todo coberto de conchas lindas e bem grandes. Do outro lado, a parte mais emocionante do passeio e somente para os corajosos, é possível nadar com tubarões. Uma experiência em conexão com a natureza inesquecível!

san-andres-17-novo

Restaurantes:

  • Bocca: Você curte um almoço delicioso ao som de música caribenha e reggae!
  • La Regatta: Ganhador de diversos prêmios, esse restaurante já te ganha na entrada. Localizado na marina e bem em cima do mar, vê-se até arraias nadando por lá.
  • Nikos: Para você que é fã de sea food esse é o lugar, além de ter uma vista maravilhosa!
  • Gourmet Shop: Comida deliciosa! Para os carnívoros de plantão, corram e experimentem o bife angus desse lugar. Tenho certeza que não irão se arrepender!

san-andres-13-novosan-andres-9-novosan-andres-8-novo

Curiosidades:

  • Vocês sabiam que o mar da ilha é caribenho? E mais ainda, é conhecido como o mar das 7 cores pela forma como sua coloração se altera ao longo da costa. Demais, neah?
  • Não levem dinheiro em dólar, pois a cotação deles é menor que a nossa, então você pode sair no prejuízo.
  • Aposto que todos ai já assistiram os filmes  “A Lagoa Azul” ou “Piratas do Caribe”. Adivinhem qual ilha foi palco destes longas? ♡
  • San Andrés é zona franca! Então aproveitem a tax free para adquirirem aqueles produtinhos tão desejados.
  • Para quem curte um Bob Marley, não perca a oportunidade de conhecer sua terra natal,fica a apenas duas horinhas de barco da ilha!

 

CARTAGENA DE INDIAS

Passeios imperdíveis:

  • Cidade Amuralhada: Cartagena é dividida em duas partes: a nova e a antiga, e a antiga é um charme a parte! Fechada inteira por muralhas enormes, a cidade é linda, toda colorida e com flores por toda parte. Cartagena respira cultura com música, dança e apresentações diferentes a cada esquina! Lá você encontra várias lojinhas, feiras e ambulantes, todos com coisas maravilhosas. O lugar é inesquecível e para conhecê-la por inteiro pode-se optar por vários jeitos: à moda antiga de charrete, a pé, de patinetes elétricos ou de bicicleta! Não dá nem vontade de ir embora!

DCIM101GOPROGOPR9697.DCIM101GOPROGOPR9712.DCIM101GOPROGOPR9720.DCIM101GOPROGOPR9722.DCIM101GOPROGOPR9511.

  • Monasterio de La Popa: Fundado pelos padres agostinianos e conhecido como Convento Nossa Senhora da Candelária, é localizado no morro mais alto da cidade. Consequentemente, quem passa por lá tem uma vista privilegiada. Cheio de histórias, esse lugar não fica para trás de nenhuma atração.
  • Castillo de San Felipe de Barajas: A maior fortaleza militar espanhola do novo mundo, construída em 1536, no Morro de San Lázaro com uma estrututa impecável. A fortaleza era impenetrável, cheia de armadilhas, passagens secretas e túneis. Os espanhóis capricharam na engenharia, viu? Quem for muito alto, como meu namorado, tem que tomar cuidado para não bater a cabeça na parte interna da construção, pois toda sua estrutura foi feita para os espanhóis da época enfrentarem os ingleses, que eram bem mais altos, e consequentemente ficavam em desvantagem no combate.

DCIM101GOPROGOPR9599.DCIM101GOPROGOPR9689.DCIM101GOPROGOPR9678.DCIM101GOPROGOPR9695.

  • Las Bóvedas: Assim como eu, quem for fã de artesanato não pode perder a oportunidade de conhecer esse lugar que para nossa sorte é bem na entrada da cidade muralhada.
  • Assistir ao pôr do sol no Cafe del Mar ao som de boa música e drinks maravilhosos! O café se localiza em cima de uma parte da muralha e o sol se pondo bem a nossa frente é de tirar o fôlego!

cartagena-7-novoDCIM101GOPROGOPR9730.DCIM101GOPROGOPR9735.

Restaurantes:

  • Marea by Rush: Localizado no centro de convenções, fica bem na entrada da marina da cidade. Dono de uma vista linda o restaurante é impecável e a comida deliciosa. Um luxo!
  • Cuzco: Para quem ama e pode comer camarão, não pode deixar de experimentar o raviolli de camarão desse lugar. Já para os alérgicos como eu 😦 , a segunda opção que não fica nem um pouco para trás é o risoto de cogumelos com lomo (filé)!
  • Crepes e Waffles: Quem acha que esse tipo de comida é lanche está por fora e tem que conhecer esse lugar em especial!
  • La Vitrola: Aos finais de semana esse restaurante é palco de inúmeras atrações musicais e o pessoal cai na pista de dança pra valer! A comida é impecável!

DCIM101GOPROGOPR9531.DCIM101GOPROGOPR9541.DCIM101GOPROGOPR9631.

Curiosidades:

  • Há cerca de 300 anos um navio espanhol naufragou na costa de Cartagena e apenas recentemente foi encontrado. Contendo certa de 11 milhões de moedas de ouro, além de joias e pertences dos 600 passageiros a bordo, existia uma briga diplomática entre a Colômbia e a SSA (Sea Search Armada), uma companhia americana de recuperação de cargas. Nessa disputa, quem levou a melhor foi a Colômbia!
  • Shakira é natal de Cartagena e possui uma casa dentro da cidade amuralhada, assim como Gabriel Garcia Marquez.
  • Se você não resiste a uma joia, aproveite para adquirir suas esmeraldas, pois Cartagena possui as melhores minas, assim como os melhores preços.
  • Assim como eu, quem for fã de arte não vai deixar de notar as obras do famoso Botero espalhadas pela cidade muralhada.

Para encerrar o meu post, deixo vocês com esse pôr do sol inesquecível! E não esqueçam de me contar se vocês visitarem esses lugares, hein?

Beijos!

Awa Guimarães

fimdepost

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s